A Chapada Diamantina fica no estado da Bahia, para chegar até lá você precisa desembarcar no aeroporto de Salvador e pegar outro avião para o aeroporto Horácio de Matos (LEC – Lençóis Chapada Diamantina), no município de Lençóis, às quintas e aos domingos.

Mas acredite, vale a pena !!!!

Chegando no Aeroporto da Chapada Diamantina alugamos um carro, pois preferimos fazer aos passeios com nosso carro, ao invés de transfer, mas faça como você preferir !!!

De lá seguimos direto para o Vale do Capão que fica cerca de 80km de distância da cidade de Lençóis.

Importante: No Vale do Capão e em Lençóis tem vários passeios, então dividimos nossa viagem, sendo metade no Vale e a outra metade em Lençóis, assim você curte e aproveita as duas cidades.

O Vale do Capão é uma cidade pequena, simples e muito aconchegante, ficamos hospedados na Pousada Lagoa das Cores, sensacional !!!! É uma pousada de charme e adoramos o lugar !!! Assim que chegamos fomos recebidos com rosinhas na cama, tem lareira e quando você acorda se depara com uma cestinha com maças na porta do seu quarto, super romântico !!!

Então vamos aos passeios:

 

  • VALE DO CAPÃO

 

MORRÃO E ÁGUAS CLARAS: Caminhada de 3 horas para o Morrão, passando pelas águas Claras. Boa parte da trilha é feita no plano, caminhando nos campos gerais do Morrão. Você pode optar por subir ao topo do Morrão, mas é inclinado e exige mais esforço físico. Caso prefera pode caminhar apenas em Águas Claras, um local bem agradável embaixo do morro onde passa um rio com águas cristalinas com várias cascatas que você pode entrar e aproveitar muito. Amei esse passeio !!!!

IMG_0369

IMG_0390  IMG_1127

IMG_0599

CACHOEIRA DA FUMAÇA: Para chegar até a cabeceira da cachoeira você faz uma trilha de 6km em terreno íngrime, dura cerca de 2hs, para ida somente. Mas o visual é incrível e você não vai se arrepender. Desta forma, leve contigo água, sanduíches e frutas numa bolsa térmica para garantir a temperatura. Chegando lá você vai ver a cachoeira com sua linda água caindo, mas quando chove pouco, ela quase seca, portanto converse com a agência sobre qual melhor dia você deve ir.

cachoeira-do-tabuleiro 273 m

VALE DO PATY: Esse é um dos roteiros que exige mais preparo físico e vontade de caminhar dias pela natureza. Mas é realmente deslumbrante. Esse passeio é muito importante fazer com um guia. O Pé no Mato faz esse destino de forma bem organizada. Com duração de 3 à 5 dias, dependendo de quanto você estará disposto a percorrer num dia. Você dormirá em casas de locais, as quais o seu guia indicará, pois durante o percurso não há hotéis.

Vale-do-Pati-Branco-Pires-3

CACHOEIRA DA CONCEIÇÃO DOS GATOS: É uma trilha curta que fica no lugarejo do mesmo nome. Ela possui um poço com uma pequena queda d’água, ideal para banho e relaxamento. Nessa cachoeira que está a famosa “pedra da tartaruga”.

IMG_0056

CACHOEIRA ANGÉLICA E PURIFICAÇÃO: Para chegar até essas cachoeiras você fará uma caminhada de 3 horas por toda a extensão do Vale do Capão até a Cachoeira da Purificação. A maior parte da trilha é feita no interior do Vale do Capão, subindo por uma trilha nas margens do rio até a Cachoeira da Angélica seguindo até a Cachoeira da Purificação.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

RIO PRETO E RODAS: Caminhada de 1hs30 min. até a cachoeira do Rio Preto retornando pela cachoeira das Rodas. No Rio Preto tem uma queda d´agua de 4 metros e uma piscina natural de cor escura-avermelhada com quase 50 metros de extensão. Já na Rodas, tem uma seqüência de quedas d´agua e pequenas piscinas que formam uma grande cachoeira pouco inclinada e longa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

CACHOEIRA RIACHINHO: Caminhada de 1 hora até a cachoeira. Possui uma cachoeira de quase 10 metros que forma um poço para banho.

riachinho_03

GRUTA AZUL E PRATINHA: Situada na Fazenda Pratinha, próxima ao município de Iraquara. O lago da gruta Azul fica escondido sob as raízes aéreas de uma árvore da fazenda e se integra com o Rio Pratinha. O banho não é permitido. Na mesma fazenda tem o Rio Pratinha, um local para banho, flutuação e ainda conta com uma tirolesa.

IMG_0201   IMG_0191

GRUTA LAPA DOCE: Localizada no município de Iraquara na Chapada Diamantina, a Gruta da Lapa Doce faz parte de um complexo de cavernas calcáreas, diferenciando da maioria das cavernas da região por ser ampla, arejada e quase toda plana. Considerada a terceira maior do Brasil, a caverna possui 20 km mapeados, onde 850 m são abertos à visitação. Sua dolina (depressão externa formada pela dissolução ou desmoronamento de material calcário) surpreende pela grandiosidade – 72 metros de altura.

 

  • LENÇÓIS

 

MORRO DO PAI INÁCIO: O morro tem 1.120 metro de altitude. Mas você chega de carro até em cima, subindo a pé apenas 300 metros, com um pouco de dificuldade, mas chegando lá, um visual de 360 graus de tirar o fôlego. Aproveite para apreciar essa natureza tão maravilhosa que temos. A distância de lençóis até o Morro são cerca de 30km. Esse destino é imperdível !!!!

IMG_0228

MUCUGEZINHO + POÇO DO DIABO: É uma caminha curta até o Rio Mucugezinho, onde você parar e entrar no rio. Continuando a trilha por mais ou menos 15 min, você chegará até a Cachoeira Poço do Diabo, você pode praticar rapel ou descer pela tirolesa.

Rio-Mucugezinho-e-Poço-do-Diabo_Lençois_5º-dia-2011-06-06-033

 

  • ONDE COMER:

 

VALE DO CAPÃO:

Restaurante Arômata D´Lagoa que fica na própria Pousada Lagoa das Cores.

Restaurante Casa das Fadas que tem essa vista sensacional !!! Vale muito ir no fim do dia para pegar o visual !!! Os donos são Mario De Santi (italiano), que cozinha e sua mulher Noralix (venezuelana), que faz o atendimento. A filha Artemísia auxilia, formando um local muito especial.

IMG_0322

 

Compartilhe: